Fachadas comerciais.

Além de atraentes, as fachadas comerciais modernas causam certo impacto em quem está ao lado de fora, a fim de conquistar a clientela e até mesmo despertar um sentimento de identificação, seja com a loja, com a marca ou com os produtos. O mesmo deve acontecer com o interior do ambiente. Cada detalhe deve proporcionar conforto e admiração aos seus clientes. Tais orientações valem para qualquer segmento comercial.

Imagem: Celso Mellani – Arquiteto: Marcos Caracho Arquitetura – Projeto: Loja Letícia Capelozza.

Porém, antes de decidir qual será a fachada do seu estabelecimento, deve-se levar em consideração a proposta da marca e o que é oferecido pela mesma. O estilo do ambiente deve estar de acordo com o estilo da marca. Por exemplo, sua linha de produtos ou serviços, se encaixa no estilo rústico ou mais moderno? E as cores, devem ser alegres ou neutras? Tudo isso deve ser pensado na hora de escolher uma fachada comercial. Pense que, quanto mais trabalhada e exclusiva ela for, mais atraente ela será, portanto, deve ser muito bem planejada.

Imagem: Rubens Barillari – Arquitetura: Barillari – Projeto: Sede construtora Stéfani Nogueira.

Dicas para escolher a fachada comercial ideal

A parte externa do estabelecimento precisa transmitir o ideal da loja, mostrar quais os produtos ou serviço estão disponíveis ao cliente, por isso, é essencial que uma vitrine faça parte do projeto. Se ela vai ser ampla ou pequena, depende dos produtos. Aliás, uma dica para vitrine seria trabalhar com elementos temáticos e chamativos, despertando ainda mais a atenção de quem passa.

Imagem: Divulgação – Arquitetura: Studio Zeh Arquitetura – Projeto: Restaurante NB Steak.

Para quem deseja surpreender na sua fachada comercial, basta um toque de criatividade e disponibilidade financeira para investimento. Mas, lembre-se que, além de cativar os consumidores, a fachada também deve transmitir uma aparência acolhedora, sendo assim, é melhor ressaltar apenas o que for importante e interessante aos seus clientes.

Imagem: Miro Martins – Arquitetura: S-HM Arquitetura – Projeto: Loja Ornare.

Tenha cuidado com exageros! Pois, se a sua fachada for exagerada ou mesmo decorada de forma cômica e bizarra, isso só irá afastar os clientes. Para evitar esse tipo de problema, solicite orientação de um profissional capacitado e, de preferência, recomendado. Quanto às cores, nada impede da fachada toda ser vibrante, desde que se tenha bom gosto na hora de escolher as cores e que esteja de acordo com sua proposta.